A indústria automobilística brasileira
começou a produzir veículos no final dos anos 50. Na década seguinte teve
início de forma bastante lenta a popularização da aquisição de automóveis pelos
trabalhadores. Em meados dos anos 60 foram criados consórcios para facilitar e
estimular a aquisição desse bem que era já o maior sonho de consumo de operários
especializados, entre eles os do ramo gráfico. Na Empresa Folha da Manhã, que
editava entre outros jornais a ‘Folha de S. Paulo’, ‘Folha da Tarde’, ‘Última
Hora’, ‘Notícias Populares’ e ‘Gazeta Esportiva’ foram criados grupos de
consórcios administrados pela Mari Auto S.A., revendedora autorizada Volkswagen.
Na assembleia realizada pela Mari Auto S.A. no dia 20 de abril de 1970 com participação dos consorciados dos Grupos 6 e 8,
foram entregues três automóveis Volkswagen. Os consorciados que, com os lances
efetuados, acumularam na ocasião maior número de pontos, sendo contemplados, foram
os gráficos Eduardo José da Fonseca, Moacyr Tang e José Darci Fonseca Lima.
Todos os três concretizando o sonho do primeiro automóvel e, melhor ainda, com um automóvel Zero
Quilômetro. A maior parte dos automóveis entregues pela Mari Auto S.A. eram destinados
justamente para linotipistas e paginadores. Funcionários de outros setores,
especialmente jornalistas, não escondiam uma ponta de inveja por esse fato. Da lista
de 19 consorciados participantes que constam do resumo do Boletim acima
publicado nada menos que 13 dos contemplados eram gráficos. São eles: José Carlos
Melandi, João Marques de Oliveira, Gerson Zainagui, Gerson Coelho da Rocha,
Waldo Barreto (três cotas), João Antônio Marques, Ladislau Cantero Herrada e Alexandre
Pereira Aguiar (Pavão), além dos citados Eduardo José da Fonseca, Moacyr Tang e
José Darci Fonseca Lima.
O Boletim expedido para os consorciados após a assembléia de 20/4/1970. |
Na assembleia seguinte, realizada no mês de maio,
foi contemplado, entre outros consorciados, o linotipista Gerson Coelho da
Rocha. E valeu à pena esperar um mês a mais pois a Volkswagen modificou alguns
itens do Fusca 1300, entre eles lanternas e parachoques, dando um visual mais
moderno ao veículo. O modelo Volkswagen 1300, com quase dez mil automóveis produzidos e negociados,
vendia naquele tempo mais unidades que as demais montadoras juntas. Além do
Fusca 1300 foram ainda produzidos em fevereiro de 1970 modelos dos seguintes veículos: Aero-Willys,
Corcel, Itamaraty, Alfa-Romeu, Esplanada, Karmann-Ghia, Galaxie, Opala, Puma e Variant,
conforme demonstra a página da revista 'Quatro Rodas' publicada em maio de 1970.
Página do jornal 'O Estado de S. Paulo' de 19/4/1970. |
Capa da edição de maio de 1970 da revista 'Quatro Rodas'. |
Página da edição de maio de 1970 da revista 'Quatro rodas' com a produção da indústria automobilística brasileira |
Nota fiscal expedida pela Mari Auto S.A. referente a veículo entregue pelo consórcio da revendedora Volkswagen. |
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