Lembranças dos tempos em que jornais e revistas eram feitos nas saudosas oficinas tipográficas - Editor: Darci Fonseca

1 de dez. de 2014

HAMILTON SARAIVA, PROFESSOR DA ESCOLA SENAI, GUARDA-CIVIL E ATOR DE FILMES DE MAZZAROPI


Odetto Guersoni
Quem foi aluno da Escola Senai de Artes Gráficas no final dos anos 50 e início dos anos 60 certamente se lembra dos dois professores de Desenho. Um deles era Odetto Guersoni, gravador, pintor, desenhista, ilustrador e escultor. As obras de Guersoni estão espalhadas por museus e acervos do mundo todo. O outro professor era também bastante eclético, acumulando atividades diversas entre si. Seu nome era Hamilton Saraiva e muitas vezes ministrava suas aulas trajando farda de guarda-civil pois ele era sargento dessa corporação de elite da cidade de São Paulo. Não confundir a antiga Guarda Civil de São Paulo com a atual Guarda Civil Metropolitana criada pelo então prefeito Jânio Quadros nos anos 80. Além dessas duas ocupações – Professor de Desenho da Escola Senai e Guarda-Civil – o Professor Hamilton tinha uma terceira atividade que ele não comentava, mas que era de conhecimento público. Pelo menos para quem assistia aos filmes de Amacio Mazzaropi.

"Chofer de Praça", primeiro dos seis filmes de Mazzaropi em que apareceu
o ator Hamilton Saraiva.

Os filmes de Mazzaropi eram lançados sempre no Cine Art-Palácio, na Avenida São João, com filas enormes para se divertir com o inesquecível caipira do cinema nacional. Foi em 1960, ao assistir “Jeca Tatu” naquele cinema, ao lado de alguns amigos, que surpreso reconheci meu professor Hamilton, escondido atrás de um bigode falso, num pequeno papel de dono de um armazém. Quando o encontrei no Senai ele confirmou que era ele mesmo e a descoberta logo se espalhou pela escola toda, o que em nada alterou o comportamento do Professor Hamilton. Sério, exigente e também paciente com os alunos, ver o Professor Hamilton sorrir era um fato raro. Mas depois da revelação ele sempre esboçava um sorriso de cumplicidade quando encontrava com os alunos. O grande sucesso de “Jeca Tatu”, maior ainda que as formidáveis bilheterias dos filmes anteriores, levou Mazzaropi a realizar um segundo filme em 1960. Outro personagem da cultura popular foi utilizado e o filme foi intitulado “As Aventuras de Pedro Malasartes”. Qualquer aluno do Senai, mesmo aqueles que não tinham aulas com o Professor Hamilton gostavam de contar que seu professor era artista de cinema.

Hamilton Saraiva contracenando com Mazzaropi em "Jeca Tatu". Entre as compras
feitas por Mazzaropi no armazém de Hamilton Saraiva pode ser visto um
frasco do Biotônico Fontoura, fortificante que praticamente todos que foram criança
na primeira metade do século passado um dia tomaram.

No ano seguinte, em 1961, o Professor Hamilton foi visto em “Zé do Periquito” e assistir aos filmes de Mazzaropi tornou-se obrigatório, não só para rir com os tipos criados pelo grande cômico, mas também para ver em cena o Professor Hamilton. Mesmo após haver concluído o curso no Senai os alunos formados em 1961 viram o talentoso professor em “O Vendedor de Linguiça” (1962) e em “Casinha Pequenina” (1963), este filme colorido. Seguiu-se então a decepção com os filmes seguintes de Mazzaropi nos quais não mais estava presente nosso Professor Hamilton. Sabe-se lá porque razão, ele não voltou mais a atuar nas produções da PAM (Produtora Amacio Mazzaropi), infelizmente.

Hamilton Saraiva com um bigode feito a mão em cenas de "Pedro Malasartes".

Os filmes de Mazzaropi nunca saíram de circulação, sendo reprisados constantemente pelos canais Brasil e Cultura, além de terem sido lançados em fitas VHS nos anos 80 e posteriormente em DVD. E cada exibição desses filmes é uma oportunidade para relembrar esse querido professor e por tabela de colegas daqueles memoráveis anos passados na Rua Muniz de Souza número 2, na Escola de Artes Gráficas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Tempos dos instrutores de Linotipo Alfeu e Adão. Tempos dos professores Jacó, Célio, Zezinho; do diretor Carlos Moneta. Tempos de colegas como Roger Vincent Fildimaque, Edgar Carnevalli, João Simara Marins, José Hamilton Aissum, Décio Fogagnolli, Dilson Mezzetti Costa, Charlô da Cruz Leite, Raul de Marco, Wanderlei Vera Mandelli, Benjamim Fernandes... Melhor parar pois a lista é longa demais.

Bravo como era durante as aulas vemos Hamilton Saraiva
numa cena de "Zé do Periquito".

Novamente fardado vemos Hamilton Saraiva contracenando com Roberto Duval,
Maximira Figueiredo, David Netto, Mazzaropi e Carlos Garcia. Na outra foto
Duval, Garci, Mazzaropi e Hamilton Saraiva. O filme é "O Vendedor de Linguiça".

O primeiro filme em cores de Mazzaropi foi "Casinha pequenina", que teve a
última participação de Hamilton Saraiva em filmes do grande cômico.
O ator que aparece na foto com Hamilton é Luiz Gustavo, famoso protagonista
da novela "Beto Rockfeller" e até hoje atuando na Rede Globo..